O sobe e desce da balança.


Hoje decidi assumir um compromisso comigo. Já o fiz outras vezes, umas com e outras sem efeito, mas desta vez quero muito conseguir. Já o consegui antes mas desta vez o começo é ainda mais alto.

Há cerca de quatro anos atrás comecei a trabalhar na perda de peso. Como estava desempregada tinha mais tempo para o ginásio e então fazia bastante exercício físico e juntei esse fator a uma alimentação mais cuidada. Não foi fácil mas consegui perder 20kg em mais ou menos dois anos.


Se perder este peso não foi fácil, voltar a ganhá-lo foi bem mais fácil. Comecei a trabalhar, abrandei nos treinos, descuidava muitas vezes a alimentação e foi perdendo o entusiasmo. Quando engravidei do Martim já tinha ganho cerca de 12kg dos que tinha perdido.


Até aqui não estava muito mal se na gravidez tivesse continuado com os treinos e o cuidado alimentar. Mas não foi assim que aconteceu. Deixei o ginásio bastante cedo, só porque me senti cansada. Comia quase tudo o que me apetecia só porque achava que como estava grávida podia fazê-lo. Mas estava enganada. E assim vieram mais 30kg em nove meses.


Achava que depois do Martim nascer ia conseguir perder algum peso logo no início e passado um mês começava com os treinos. Mais uma vez, estava enganada. Quase uma semana depois do parto apenas tinha perdido cerca de 7kg e com o internamento do Martim durante dois meses e tudo o que isso envolveu, nem pensava no assunto "peso em excesso".
Em março, três meses depois do parto voltei ao ginásio. Mas em ritmo muito lento, duas vezes por semana, quarenta minutos de cardio. Tentava entrar e sair do ginásio quase sem ser vista. A última vez que lá tinha estado tinha menos 30kg e isso pesava o triplo na minha cabeça.
Tive vergonha de fazer uma avaliação física para poder ter um treino personalizado às minhas necessidades. O corpo estava muito pior do que o meu pior de há quatro anos, as estrias da gravidez marcavam a barriga e os meus complexos faziam-me sentir mal, péssima.
Acho que entre o nascimento do Martim e o começo dos treinos, ainda consegui aumentar de peso, mas nem queria pesar-me por isso só tenho noção por causa da roupa que ficava mais justa. Em três meses perdi o que tinha ganho, mas ainda estava com o peso do fim da gravidez. Mas tinha que fazer uma avaliação física para começar a treinar a sério.
Fiz a avaliação no início de junho e durante um mês treinei quatro ou cinco vezes por semana e tive bastantes cuidados com a alimentação. Mas quando me foi pesar depois desse esforço todo, os quilos que marcavam na balança não só não tinham baixado como tinham aumentado. Um mês de esforço e dois quilos a mais. E lá veio o desânimo. Os treinos diminuíram e o cuidado alimentar era só às vezes. Chegaram as férias e continuei em modo desânimo. Estive duas semanas sem entrar no ginásio e abusei na comida.

Passaram quase três meses depois da avaliação física e acho que estou pior. Não vai ser fácil, eu quero, mas nem sempre consigo conciliar as minhas ações com essa minha vontade de querer baixar aquele número da balança que teima em descer para depois aumentar.


Nunca estive "magra" mas já estive com um peso que, apesar de ainda não ser o ideal, me agradava.
Esta semana vou voltar aos treinos e à alimentação mais cuidada. Tenho tanto pela frente: muitos treinos, muitos cuidados alimentares, muitas emoções para gerir e muitos pensamentos para mudar.

Aqui deixo o meu testemunho que me deixa envergonhada mas que tê-lo escrito penso que me vai dar mais ânimo e coragem para enfrentar o que vem por aí. Talvez não seja importante para vocês mas agora, no meu pensamento, sinto que tenho que vos mostrar que vou voltar a conseguir a chegar àquele peso.

- A Mãe

Comentários

  1. Exatamente Soraia, força nisso :)
    Nada de desanimar, porque vai conseguir :)
    Fico à espera de notícias :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Vamos dizer adeus à sonda (no nariz)

Adeus pé boto.

Caminhada Solidária