A indução e o parto #1

30.11.2016

40 semanas e 5 dias de gravidez. Era dia da indução do parto.

Depois de verificarem que apenas tinha 1cm de dilatação, quase que me mandava embora para voltar dois dias depois. Mas já havia tantas marcações nos dias seguintes que lá me deixaram ficar, no entanto avisaram-me que iria ser improvável que o bebé nascesse naquele dia.
Eram quase 11h quando me deram o comprimido para induzir o parto. Estava tudo bem, eu sentia-me bem mas a começar de ficar nervosa. Passado cerca de uma hora, ao fazer-me o 'toque' uma enfermeira rebenta a bolsa. Quando vi a atrapalhação dele a minha pergunta foi imediata "era suposto fazer isso já?". "Não!". Aí os nervos ainda aumentaram mais um bocadinho. A bolsa já tinha rebentado e a dilatação nada tinha alterado.
Às 16h já estava com quase 4cm de dilatação, o que achei que até estava a evoluir bem. Até que essa dilatação durou até às 19h! Três horas que passaram e nem um bocadinho de evolução!
Outra enfermeira que me veio ver a essa hora, chamou o anestesista para me colocar o cateter para a epidural. Este Sim, era o meu maior medo! O estar bem posicionada e sempre quietinha era algo que achava que não era compatível com uma agulha a ser espetada na coluna. Não correu mal. Acho que fiquei estática com o medo! Pouco passava das 19h20m quando me deram a primeira dose da epidural. Uns minutos depois e senti-me maravilhosamente bem. Já não sentia as contrações que tinham começado a aparecer a meio da tarde.
As horas iam passando e eu e o Joel começamos a tentar adivinhar a que horas iria nascer o Martim. Começamos a prever as 22h mas depois a dilatação não avançava a um ritmo rápido e passamos para a previsão de pouco antes da meia noite. Mas mais uma vez a dilatação não ajudava as nossas previsões. E terminamos este dia com cerca de 5cm de dilatação, umas três doses de epidural e o bebé ainda na barriga.

- A Mãe

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vamos dizer adeus à sonda (no nariz)

Adeus pé boto.

Caminhada Solidária